terça-feira, março 19, 2024
CONTATO
HomePoder e AtualidadeGoverno de Goiás destrava construção do novo prédio do regime semiaberto de...

Governo de Goiás destrava construção do novo prédio do regime semiaberto de Aparecida de Goiânia

Definição ocorreu após reunião na sede da Codego nesta quarta-feira, dia 15, com o MP-GO, DGAP, Goinfra, Prefeitura de Aparecida de Goiânia, ACIAG e o consórcio responsável pela construção do CEM

Situação arrastada por anos e alvo de ações do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a atual gestão do Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), definiu que construirá um novo prédio para a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia até outubro deste ano.

A data da construção foi acordada nesta quarta-feira, dia 15, na sede da Codego, após reunião com o promotor de Justiça Marcelo Celestino, que se comprometeu a estender o prazo de cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (Tac) – firmado em 2018 e que se encerraria em fevereiro deste ano, até 2021.

“O Governo de Goiás se empenha para cumprir os prazos e medidas determinadas pelo Ministério Público e, em reunião com todas as partes envolvidas e junto ao nosso corpo jurídico, chegamos uma solução hoje (15/01) para destravar a construção desse novo prédio”, afirmou o presidente da Codego, Marcos Cabral.

A definição ocorreu também em consonância com o diretor-geral de Administração Penitenciária (DGAP), Coronel Wellington Urzêda, com o atual presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e ex-presidente da Codego, Pedro Sales, com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, com a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e com representantes do consórcio responsável pela construção do Complexo Empresarial Metropolitano Norberto José Teixeira (Cem), em área da Codego, na região metropolitana da capital, onde será construído o novo presídio com 312 vagas.

Contudo, durante a reunião, o presidente da Codego, Marcos Cabral, ressaltou a preocupação com projeto original do CEM, lançado pelo governo anterior, tendo em vista adequações que devem ser efetuadas na proposta que não contempla, por exemplo, a nova área para o semiaberto e a construção do sistema de abastecimento de água e saneamento de esgoto das indústrias instaladas.

Cabral ainda relatou que a regularização de toda a documentação a cargo da Companhia, inclusive as ações internas necessárias no contrato de parceria imobiliária do Cem para contemplar a área do semiaberto, em terreno indicado pela DGAP, será concluída dentro de 30 dias.

O consórcio do CEM, por sua vez, se comprometeu a apresentar o projeto urbanístico e os complementares com a infraestrutura básica até a próxima segunda-feira, dia 20,  e, 30 dias depois, os projetos topográfico e de engenharia do semiaberto serão enviados. O consórcio, então, contratará uma empresa para executar a obra, que deverá ser iniciada em, no máximo, 150 dias.

Já o secretário municipal da Fazenda de Aparecida de Goiânia, André Rosa, e o secretário de articulação política, Ricardo Teixeira, se comprometeram a marcar uma reunião com a equipe técnica em caráter de urgência “tão logo sejam apresentados os projetos pelo CEM, e que a tramitação será tratada como prioridade”.

A Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego) é uma empresa de economia mista sob controle acionário do Estado, jurisdicionada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC) e tem por objetivo a promoção do desenvolvimento econômico mediante o desempenho de atividades de fomento para diversificação da economia, geração de empregos e renda e preservação do meio ambiente. Mais informações: (62) 3604-1315/3604-1309

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

− 4 = 5

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Bruno Marinho da Silva on DMCO cell – Assistência Especializada