Home CULTURA Escola oferece educação de qualidade e cultura à comunidade de Cavalcante

Escola oferece educação de qualidade e cultura à comunidade de Cavalcante

0
255

Escolinha de CVC

As matrículas para 2020 já estão abertas

A escola nasceu em 2014 – a Escola Janela, que tinha como base a Escola da Ponte, de Portugal, onde os alunos aprendem por meio de projetos as disciplinas exigidas pelo MEC. Também é utilizado o método lúdico, que utiliza jogos para introduzir conteúdos e a comunicação não violenta. A disciplina positiva e a pedagogia da sensibilidade aproximam os alunos dos elementos da natureza, gerando autoconhecimento e ampliando a consciência das crianças. Os estudantes definem em assembleias, semanais e quinzenais, a organização de seus grupos e escolhem os temas que serão trabalhados em aula, o que a caracteriza como uma escola democrática, além de um mesmo tema desenvolver diversas disciplinas.

“Aulas apenas não ensinam com consistência e significado, o que faz o aluno aprender é a prática através de projetos que traduzam a realidade de cada criança”, destacou Juliana Córullon, educadora e fundadora da escola.

Devidamente autorizada a funcionar, a escola já alfabetizou dezenas de crianças e hoje funciona com ensino infantil e fundamental. Situada numa chácara logo após a ponte do LavaPés, as crianças têm sua própria horta, aprendem em sala as disciplinas de forma lúdica e também fazem saídas de campo uma vez por semana.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, impressionado com a escola, pediu à Fundação Roberto Marinho que trouxesse para a cidade o projeto Saberes de alfabetização e incentivo ao trabalho desenvolvido por instituições como a Janela.

Em outubro deste ano a Escola Janela inaugurou a Janela Cultural com uma peça de teatro encenada pelas crianças sobre o cerrado, o fogo e os animais, trazendo uma mensagem de otimismo e consciência ambiental. O novo espaço oferece arte e cultura de forma gratuita para toda a comunidade, em seu contraturno, ou seja, à tarde, quando ocorrem aulas de música, artes, circo, inglês e mídias jornalísticas para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos.

As matrículas para 2020 já estão abertas para os níveis infantil e fundamental. Quem quiser saber mais sobre a Escola Janela pode marcar um horário para conversar com o Conselho Pedagógico por meio de Juliana ou Ruth, 62 3294 1297 ou pelo e-mail: escolajanela@gmail.com.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here