Escola transformadora em Cavalcante inova em 2020

0
348
Escola Janela - Cavalcante / GO

2020 começa com muita renovação em Cavalcante! A nova Escola Janela traz muitas novidades para os alunos e pais. A escola expandiu para a 5ª, as séries oferecidas, além de inovar mais ainda nas atividades aplicadas em sala de aula e em campo, como o contato direto com a horta, com a produção de alimentos, a literatura por meio das artes, teatro e saídas para órgãos públicos e/ou de utilidade pública. Também será implantado, com apoio de voluntários, o espaço de mídias e tecnologia.

A gestão da escola é feita de forma participativa e democrática, com participação efetiva de familiares, professores e estudantes nas decisões sobre seu funcionamento e financiamento. Também há os padrinhos e apoiadores que realizam doações, pois 50% das vagas são destinadas à bolsistas de famílias de baixa renda, outros contribuem com o que podem, por isso a importância de parceiros e apoiadores.

A Escola Janela utiliza como um dos métodos o da Escola da Ponte de Portugal, entre outras linhas de ensino que priorizam o aluno no aprendizado, o contato com a natureza e as artes, a educação não violenta. Na Janela os alunos realizam assembleias semanais para definirem os temas que irão estudar em forma de projetos. Os resultados são muito positivos, principalmente na alfabetização que se torna uma atividade leve e prazeirosa. “Os alunos aprendem a gostar de ler”, ressaltou uma mãe.

A realidade da cidade de Cavalcante apresenta um índice muito baixo de alfabetização, sendo o analfabetismo um aspecto desafiador. Segundo dados do último Censo realizado pelo IBGE, em torno de 40% das pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas no município.

Visando intervir nessa realidade, a Associação Socioeducativa Buritirana criou a Janela Cultural, um espaço onde as crianças e adolescentes da cidade de Cavalcante tenham a oportunidade de se desenvolver integralmente frequentando aulas de música, teatro, circo, inglês e artes plásticas.

O projeto educativo é voltado para a transformação social, com foco na formação de seres humanos autônomos e criativos, dotados de visão crítica sobre a realidade que os cerca, sendo estimulados a se autoconhecer e a se relacionar desenvolvendo sua inteligência emocional.

A Janela Cultural pretende atender 45 crianças de 5 a 16 anos e suas respectivas famílias, oferecendo uma vivência inclusiva e transformadora, focada no desenvolvimento pleno e integral do ser humano, com oferta de atividades artísticas, culturais, com suporte na alfabetização.

Conheça mais sobre a Escola Janela e Janela Cultural pelo Instagram:@escolajanela / facebook : escolajanela

Doações podem ser feitas pelo site escolajanela.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here