Aprimore sua habilidade de tomar decisões

0
29

Todos os dias fazemos dezenas de escolhas, das mais simples às mais complexas. Algumas o nosso cérebro resolve tão bem que nem precisamos fazer esforço algum, como os movimentos que fazemos de maneira automática ou por hábito.

Outras, já exigem certo nível de consciência, como escolher o que vestir, o que almoçar, qual percurso fazer. Referidas escolhas, dificilmente, causariam um impacto tão significativo em nossas vidas.

Porém, existem decisões que podem mudar definitivamente a história das nossas vidas e daqueles que dependem de nós, ou de uma organização. O objetivo desse conteúdo é auxiliá-los, verdadeiramente, no processo de fazer escolhas inteligentes, mesmo em um cenário complexo e incerto.

Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, a Tomada de Decisão está entre as competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Para alcançarresultados extraordinários, as organizações estão dispostas a investir em profissionais criativos, que sejam ágeis em tomar decisões inteligentes.

Fazer escolhas complexas, com certeza, traz angústia, principalmente em um contexto de mudança frenética como o atual, onde os cenários são imprevisíveis e as organizações precisam tomar decisões rápidas mesmo correndo risco.

Soma-se a isso a chegada de um vírus que acabou de vez com a segurança do governo, empresas e indivíduos ao tomarem decisões. Coisas que outrora fazíamos de maneira automática, sem nenhum esforço, agora são motivo de dúvidas e ansiedade, como ir ou não ao supermercado, sair ou não na rua.

Para incrementar esse cenário de incertezas, o “bombardeio” de informações imprecisas e, muitas vezes, sem fundamento confiável, afetou ainda mais a capacidade de tomada de decisão dos indivíduos, empresários e autoridades.

Importante destacar que, a Tomada de Decisão vai além de identificar o problema, definir os critérios, analisar e escolher as alternativas viáveis, é preciso se comprometer com as escolhas feitas e suas consequências.

Nesse sentido, convidar a equipe para participar do processo decisório com novas ideias, além de chegar a decisões melhores, gera engajamento, fazendo com que a equipe toda se comprometa com os riscos e resultados das decisões tomadas.

Acredito fortemente que podemos desenvolver e aprimorar a habilidade de tomar decisões. Com esse objetivo, ao longo dos anos foram criadas muitas técnicas e ferramentas que funcionam como suporte para a tomada de decisão, como os Sistemas de Informação,Matriz de Decisão, Matriz GUT, Prospecção de Cenários, dentre outras.

Para tomar decisões precisas e eficazes, no ambiente corporativo, busque ajuda especializada em ferramentas e treinamentos intensivos e, antes de implementar as ações, verifique a coerência da decisão tomada com o norte estratégico da organização, para ver se está de acordo ou não com a essência e valores da empresa.

Rosana Cares

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here