quinta-feira, março 28, 2024
CONTATO
HomeArtigoO impacto do mundo VUCA na vida profissional e nas organizações

O impacto do mundo VUCA na vida profissional e nas organizações

VUCA é uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo de mudanças rápidas em que vivemos atualmente.

A expressão surgiu no final da Guerra Fria, no campo militar americano, para adjetivar as várias possibilidades de circunstâncias e contextos de guerra que poderiam surgir. Na medida em que algumas estratégias de enfrentamento falhavam de um dia para o outro, perceberam que estavam diante de um cenário muito hostil e instável, causandouma situação de insegurança.

As organizações começaram a identificar que aquele cenário de guerra também se reproduzia no âmbito econômico e no mercado de trabalho, nos quais as relações mudavam muito rapidamente. A velocidade intensa com que as variações aconteciam (volatilidade) causava incerteza, visto que as possibilidades não podiam mais ser previstas como antes. Tudo isso levou à necessidade de adaptação do mercado ao mundo VUCA.

Para compreender como, na prática, o mundo VUCA impacta o mercado de trabalho e as organizações, faz-se necessário entender os quatro conceitos envolvidos na sigla “VUCA”:

Volatility (Volatilidade)

O conceito de volatilidade está relacionado à velocidade com que as mudanças acontecem, a ponto de não conseguirmos acompanhar tudo. Certamente, você já teve a sensação de que o tempo está “passando cada vez mais rápido”, esse é um efeito direto da volatilidade do mundo.

Trazendo para o mundo organizacional, a disponibilização de grande quantidade de informações e o acesso tanto aos dados como às oportunidades acontecem tão rapidamente que favorecem também o aumento da concorrência, de modo queos clientes de hoje podem não ser clientes amanhã.

Uncertainty (Incerteza)

A incerteza resulta da volatilidade, pois não é possível prever cenários futuros quando tudo muda tão rapidamente. Aplicando esse conceito na carreira profissional, por exemplo, a sequência que você tinha antes como certa – sair da faculdade, trabalhar, aposentar e curtir a vida – já não existe mais.

Grandes acontecimentos, como a pandemia causada pelo coronavírus, podem mudar totalmente a dinâmica socioeconômica, trazendo a necessidade de adaptação constante.

Complexity (Complexidade)

A complexidade é consequência direta da globalização, pois tudo está interconectado, não se consegue mais entender parte sem olhar o todo.

No mundo profissional, por exemplo, não basta apenas se especializar em determinado tema, é preciso também ter uma percepção sistêmica e  integrada de todos os outros assuntos, ou seja, é preciso se aprofundar num tópico e ter um conhecimento linear de vários outros.

Em relação à organização, devido a essa interdependência entre todos os fatores, uma única ação pode ter enormes consequências para ela.

Ambiguity (Ambiguidade)

Todas as características anteriores culminam na ambiguidade. Em um contexto como o atual, simplesmente não há respostas corretas. O que há são possibilidades e caminhos, e tanto as pessoas quanto as organizações devem fazer uma escolha consciente e optar por uma direção em detrimento da outra.

Obviamente, todas as decisões terão consequências. Resta aos profissionais e às organizações conviverem e se responsabilizarem pelo desfecho alcançado.

Importante mencionar, ainda, que a pandemia causada pela COVID-19 foi determinante para que o contexto de incertezas sufocantes se instalasse de vez no cenário mundial, pois a velocidade das mudanças se tornou ainda mais intensa e o futuro ficou ainda mais incerto. Um exemplo foi a rapidez com que ocorreu a adesão ao home office e a antecipação das tendências, que, embora previstas para os próximos 5 anos, já se tornaram uma realidade indispensável, como a incrível evolução e transformação digital.

 Rosana Cares

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

40 + = 44

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Bruno Marinho da Silva on DMCO cell – Assistência Especializada