Home Gastronomia Vamos falar de Café Especial?

Vamos falar de Café Especial?

0
306

Inicialmente, cabe lembrar que o café é uma fruta, e como todas as frutas, a perfeição é encontrada no ápice da sua maturação. Seu cultivo exige condições específicas de temperatura e umidade, normalmente encontradas em regiões serranas, de altitude. Logo, a qualidade final do fruto é resultado de um somatório de variáveis relacionadas inclusive com o manejo da lavoura, qualidade do solo e cuidados na realização da colheita.

Quando falamos de café, além de contar com a perfeição da natureza contamos com todos os processos que o café passa entre plantio e a xícara perfeita. De modo resumido poderíamos dizer que Café Especial é a bebida extraída de Frutas Maduras e Selecionadas, que passam por um Processo Controlado onde ocorrem várias etapas: a seleção dos grãos maduros, a remoção da casca do café, a limpeza dos grãos onde ocorre a remoção do pergaminho, que é uma película que cobre a semente de café, a secagem, a torra dos grãos, o envase em embalagens específicas para cafés especiais, que possuem válvulas para expulsão do ar, garantindo as condições ideais para o acondicionamento e, finalmente, a moagem conforme a granulometria correta para o método de extração escolhido para bebida.

O primeiro passo é a região do plantio. Os Cafés CheirinBão vem de uma das regiões mais importantes e premidas do mundo, a Serra da Mantiqueira no sul de Minas Gerais. Nessa região há todas as características necessárias para o cultivo de um bom café. Altitude, latitude, clima, e perfil único de solo.  A Mantiqueira de Minas foi a primeira região do país a conquistar o selo IPde indicação de procedência e é dela que saiu o café dono da maior pontuação de qualidade já vista na história: 95.85 pontos SCAA, Café arábica da variedade Bourbon Amarelo, fazenda Santa Inês, Carmo de Minas/MG.

Existem duas espécies da planta café, o Arábica e o Robusta (Conilon) e suas ramificações (variedades) A CheirinBão serve exclusivamente a espécie arábica, com destaque para as variedades Bourbon Amarelo e Catuaí. O Robusta é uma espécie que traz principalmente amargor e o dobro de cafeína, é menos exigente quanto ao clima e possui menor valor no mercado de cafés.Arábica é uma espécie delicada e complexa, traz aroma e sabor em perfeito equilíbrio e outras características como corpo, doçura, acidez e retrogosto.

Plantado em fazendas centenárias, a aproximadamente 1.200 m de altitude, nas montanhas da Mantiqueira, nossos cafés passam por um processo artesanal do plantio à extração. Enquanto os cafés industriais são colhidos por maquinários visando volumes para produção, nossa colheita é feita por mulheres que selecionam fruto a fruto manualmenteconsiderando a cor dos frutos. Depois o café vai para o processo de secagem, a fruta descascada ou não, chamamos de cereja natural e cereja descascado. A secagem é feita no terreiro da fazenda, onde se estica o café no cimento ou no terreiro suspenso e o café é rodado conforme a posição do sol. Depois de seco vem o processo de beneficiamento, onde literalmente o café é tratado com a lavagem e separação dos grãos, tulha de descanso, classificação, blendagem, torra e envase.

Na nossa loja ele é moído e extraído na hora pra servir ou pra levar pra casa, proporcionando assim experiências degustativase aromáticas únicas.  Isso é Café Especial!

Carlos Britto

CheirinBão, Shopping Sul – Valparaíso/GO

Carlos Ferreira

Jornalista/Colunista

DRT 0012376/DF

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here