sábado, abril 19, 2025
CONTATO
HomeDenúnciaDenúncia - Cobrança de Pedágio que dá Acesso ao Complexo Canjica e...

Denúncia – Cobrança de Pedágio que dá Acesso ao Complexo Canjica e Águas Lindas

JORNAL PROVÍNCIA CENTRO OESTE.

06/06/2024.

Guias da Chapada dos Veadeiros e Guias nacional de outros estados denunciaram, em redes sociais e em grupos de WhatsApp, que estão sendo confrontados no início da estrada de servidão, que dá acesso ao Complexo de Cachoeiras de Águas Lindas e da Canjica, da Sra. Vladya e do Sr. Altinho. As cachoeiras estão localizadas no município de Paranã do Estado do Tocantins.

A nossa redação ao coletar as denúncias constatou que existem homens, de procedência duvidosa, parando os veículos com os guias e com os turistas e estão cobrando pedágio no valor de R$ 20,00 (vinte reais) por veiculo. Eles usam um tom ameaçador que acaba assustando a todos que por ali passam.

Segundo um guia nacional que esteve ontem, dia 04/06/2024, ele alega que foi parado e cobrado pela travessia. O guia informou que os turistas já pagam o pacote completo para terem acesso ao complexo. Ele disse que ficou assustado com mais essa cobrança. Disse ainda que achou um absurdo! O guia informou ainda que os homens têm “pinta de jagunço” e usam tom amedrontador.

Chegou também ao conhecimento do jornal de que algumas pessoas já fizeram Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual de Tocantins.

A nossa redação procurou os proprietários dos atrativos e recebeu a seguinte resposta:

Um vizinho posseiro, de nome Nelson, está cobrando o valor de R$ 20,00 (vinte reais) por cada veículo que passar na única estrada que dá acesso ao complexo Águas Lindas e Canjica e demais propriedades.

A Fazenda Lages possui um atrativo de ecoturismo de cachoeiras e é visitado diariamente.

O vizinho está ficando na primeira porteira, as margens da rodovia, com outros funcionários, exigindo a cobrança de 20 reais por cada veículo que usar a estrada, como forma de pedágio.

Alguns guias relataram que estão se sentindo intimidados com a postura fechada e grosseira dos cobradores. Além de cobrar pelo valor do uso da estrada de servidão, o mesmo passou a obrigar alguns carros a desviar a rota, pegando outra estrada lateral, para passar em frente a sua casa, exigindo o pagamento via pix para aqueles que não têm dinheiro.

Os guias, apesar de se sentirem intimidados, não querem se expor. Porém, segue alguns prints de conversas do grupo de guias de Cavalcante relatando o ocorrido.

A estrada a qual ele está cobrando pedágio existe há mais de 50 anos, sendo uma estrada de servidão que dá acesso a três propriedades, sendo o mesmo posseiro da primeira. Quando o posseiro chegou à região, a estrada já era utilizada, portanto não foi feita pelo mesmo e este nunca auxiliou na manutenção da estrada.

A Sra Vladya já deu entrada na justica contra essa ilegalidade, que ela e o Sr altinho não concordam com esse tipo de atitude.

E já procurou o Batalhão Rural de Tocantins e o Delegado e ela espera que as providências, por parte das autoridades, sejam tomadas o mais rápido possível.

Ao obtermos mais informações sobre esse ato bárbaro e grosseiro com os visitantes, recebemos um oficio da Sra Vladya a respeito dessa situação. Recebemos também alguns prints das denúncias postadas nas redes sociais.

Algumas pessoas informaram para a nossa redação que estão com medo de irem aos complexos – complexos esses que são os mais visitados e exuberantes da região.

Infelizmente é o turismo que perde com essas atitudes ilegais.

Espera-se que as autoridades tomem as providências, pois a qualquer momento poderá ocorrer confrontos trágicos.

A nossa redação entrará em contato com as autoridades do Tocantins para esclarecimentos do fato.

Carlos Ferreira

Jornalista & Colunista

DRT 0012376/DF

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

32 − = 28

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Bruno Marinho da Silva on DMCO cell – Assistência Especializada