MAESTRIA EM LIDERANÇA

0
16
Rosana Cares

No mundo corporativo, saber lidar com pessoas é determinante para o bom desempenho das equipes e dos negócios. Mesmo em áreas extremamente técnicas, como a engenharia, apenas 15%, aproximadamente, do sucesso financeiro dos profissionais e das organizações se deve ao conhecimento técnico adquirido e algo em torno de 85% desse sucesso deriva da habilidade para lidar e liderar pessoas.

A conclusão acima mostra que o conhecimento técnico não é suficiente para o sucesso profissional e financeiro, o indivíduo precisa desenvolver a habilidade de se expressar bem, de assumir a liderança e despertar o entusiasmo nos outros. Ao longo da minha carreira,conheci muitos líderes altamente eficientes que, apesar de não terem a habilidade técnica, sabiam reconhecer e inspirar aqueles que tinham.

Os profissionais que ocupam posições de liderança precisam estar dispostos a assumirem responsabilidades além daquelas descritas no contrato de trabalho. Liderar com maestria, no contexto atual, tem a ver, também, com “enxergar” as pessoas, as circunstâncias e o ambiente de um jeito novo, pois tudo está mudando constantemente e com uma velocidade cada vez maior.

Hoje é impossível, por exemplo, que um estilo de liderança autoritário seja bem sucedido, pois a sociedade mudou e as pessoas não precisam mais aceitar esse modelo. Não é mais uma questão de dar ordens de cima para baixo, os mestres em liderança envolvem os integrantes da equipe em todos os aspectos de seus negócios e os capacita para tomarem decisões importantes.

Outra característica essencial para liderar com maestria é a autoconfiança autêntica, ou seja, acreditar genuinamente em si mesmo levando outros a acreditarem em você também. Nesse caso, o líder tem certeza que pode vencer os desafios e alcançar resultados positivos e a equipe passa a agir com a mesma certeza e determinação.

É importante lembrar que a habilidade para liderança não vem automaticamente com os títulos de presidente, coordenador, gerente, supervisor ou líder. Desenvolvê-la é um processo contínuo de aprendizado. O líder deve ser um eterno aprendiz e, somente à medida que colocar em ação o que aprende, alcançará a maestria na arte de liderar.

Rosana Cares

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here