“A chave do seu sucesso, da sua produtividade e da sua felicidade está em achar as suas forças e as oportunidades para usá-las, e não em gastar energia tentando corrigir as suas fraquezas.”
Vítor Cruz
Ao tomar decisões importantes, especialmente quando se pretende executar um novo projeto, é preciso fazer uma análise do ambiente em que se está inserido, tanto interna quanto externamente. Explico:
O ambiente interno é tudo aquilo que você pode controlar e depende de você: seus comportamentos, seus conhecimentos, suas habilidades e recursos.Já o ambiente externo é tudo aquilo que você não pode controlar, ou seja, as oportunidades e as ameaças que existem no mundo: mercado consumidor, concorrência ou pandemia.
Uma ferramenta que eu sugiro para análise do cenário da sua vida é a análise SWOT pessoal.Como fazer:
Para encontrar seus pontos fortes, pergunte-se: Por quais motivos geralmente sou elogiado (a)? O que eu executo muito bem e sem muito esforço? Quais conquistas realizei? – Ao responder essas perguntas, você chegará à conclusão de quais são as suas principais habilidades, conhecimentos, comportamentos positivos e o que você ama fazer.
Para encontrar as suas fraquezas ou pontos de melhoria, pergunte-se: Quais são as situações ou atividades que preciso me esforçar muito para executar? Quais delas me causam insegurança? – Ao responder essas perguntas você estará diante das habilidades que você não tem ou que ainda precisa aprimorar, das suas dificuldades e atividades que você não gosta de fazer.
Para identificar as oportunidades no ambiente externo, liste situações ao seu redor que são oportunidades para você exercer suas forças.
Para identificar os desafios e ameaças no ambiente externo, liste tudo aquilo que pode ser empecilho e se tornar possível obstáculo para o sucesso do seu projeto.
Após fazer esse exercício, tenha em mente o seguinte ensinamento de um grande amigo e colega de trabalho, Vítor Cruz: “a chave do seu sucesso, da sua produtividade e da sua felicidade está em achar as suas forças e as oportunidades para usá-las, e não em gastar energia tentando corrigir as suas fraquezas”.
Isso significa que você deve focar em seuspontos fortes, naquilo que você sabe e ama fazer, para aproveitar as oportunidades que o cenário te apresenta, em vez de gastar seu tempo e energia tentando corrigir as suas fraquezas.
Delegue ou terceirize, por meio de parcerias, aquelas atividades que você precisa se esforçar muito para conseguir realizar, ou aquelas que você precisaria de outros conhecimentos e habilidades para concluí-las ou, ainda, aquelas tarefas que você não faz bem ou não gosta de fazer.
Agindo assim, você passará a maior parte do seu tempo executando o que ama fazer, se tornará excelente em suas entregas e, consequentemente, obterá resultados extraordinários.
Rosana Cares