sexta-feira, março 29, 2024
CONTATO
HomeArtigoComo se tornar um excelente líder

Como se tornar um excelente líder

“O verdadeiro líder tem a habilidade de despertar nas pessoas a vontade de fazer”.

Rosana Cares

          De acordo com o escritor Vítor Cruz, os líderes podem ser medíocres, péssimos, bons ou excelentes, a depender do grau de eficácia ao equilibrar a produção de resultados consistentes e a manutenção do alto índice de motivação e bem-estar de sua equipe.

            Um excelente líder gera de forma consistente resultados extraordinários e mantém sua equipe inspirada, com disposição para o desenvolvimento contínuo, com resultados acima do esperado, independentemente da sua presença. Para tanto, é fundamental que o líder execute duas tarefas fundamentais: estruturar/otimizar os processos de trabalho e criar uma cultura de excelência e autoliderança no ambiente de trabalho.

        Em primeiro plano, priorizar os processos realmente importantes, inovando e deixando-os o mais eficiente possível, assegurando assim a satisfação do cliente, garantirá a permanência de seu negócio e da sua equipe no mercado.

           Já quanto à criação da cultura de excelência e autoliderança, é necessário que o líder, antes de tudo, seja um excelente comunicador e um exemplo para seus colegas de trabalho. Além disso, deve estar sempre atento às necessidades de cada membro, para descobrir as habilidades que precisam e gostariam de desenvolver.

        Desse modo, ao serem estimulados para progredir até atingir excelência, os colaboradores, consequentemente, executarão suas tarefas com cada vez mais segurança e autonomia, dependendo cada vez menos da presença do líder. Isso é autoliderança.

          Se o líder consegue inovar em seus processos de trabalhos e inspira cada colaborador a  alcançar a excelência e a autorresponsabilidade,torna-se um excelente líder.

Rosana Cares

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + 9 =

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Bruno Marinho da Silva on DMCO cell – Assistência Especializada