Home Outras Notícias O melhor da Vila Leopoldina em SP

O melhor da Vila Leopoldina em SP

0
285

Conheça todas as qualidades desse popular bairro da capital paulista

A Vila Leopoldina é um tradicional bairro da cidade de São Paulo, situado na Zona Oeste. A cada dia que se passa ele desperta o interesse imobiliário e se estabelece como sendo um centro da indústria criativa. Famoso por abrigar o Ceagesp (considerado o terceiro maior entreposto de alimentos do planeta), o bairro da Vila Leopoldina vem ganhando uma repaginada.

Mas o que esse bairro tem de tão interessante? Quais as qualidades que ele apresenta? O que ele pode oferecer para seus habitantes? Isso tudo e muito mais será explicado no decorrer do texto.

Os diferenciais da Vila Leopoldina

No ano de 1969, os feirantes que atuavam no Mercadão foram convidados a se deslocarem para um gigantesco galpão que havia sido construído recentemente na Vila Leopoldina. A princípio, o endereço não ganhou a simpatia dos comerciantes, que tinham medo de perder clientes com essa alteração.

No entanto, atualmente, o Ceagesp, que, conforme citado anteriormente, é o maior centro de distribuição de alimentos da América Latina, chega a ser pequeno diante do contingente estupendo de pessoas que circulam por lá.

A propósito, o fluxo de pessoas é tão volumoso que há um projeto em andamento para transferir o Ceagesp para outro lugar da cidade que tenha uma área maior. O governo já concedeu a permissão para que isso aconteça. Para se ter uma noção, cerca de 50 mil pessoas passam por lá todos os dias. São mais de 300 varejistas e 2700 atacadistas que possuem permissão para vender seus produtos ali.

Mas nem só de comercialização de comercialização e distribuição de alimentos (frutas, verduras, legumes e peixes) vive o bairro da Vila Leopoldina. Com efeito, o bairro demonstra um capital cultural enorme. Devido a existência de galpões com preços atraentes, muitos estúdios de fotografia e produtoras de audiovisual, além de estúdios cinematográficos, começaram a se instalar no bairro desde o ano de 2005.

Entre as produções fílmicas que tiveram cenas gravadas por ali ou foram inteiramente produzidas no bairro estão Todas As Razões Para Esquecer, dirigido por Joana Mariani. É na Vila Leopoldina que foi produzida também a série 3%, a série Sessão de Terapia. Foram produzidos no bairro o reality show culinário The Taste Brasil, o videoclipe Lalá, da cantora KarolConka.

Outro destaque especial da Vila Leopoldina é um outlet intitulado OpenBox2. Trata-se de um leque de artigos de cozinha, itens de decoração, móveis e coisas similares. Ela proporciona preços cerca de 80% menores em comparação com as lojas tradicionais do segmento. Semanalmente, o estabelecimento recebe produtos novos, que se esgotam com facilidade.

O comércio no bairro da Vila Leopoldina

Uma das coisas mais abundantes na Vila Leopoldina é o seu comércio, extenso, vasto, amplo, diversificado. As avenidas Imperatriz Leopoldina, a Rua Guaipá e a Gastão Vidigal concentram em si uma parcela expressiva do comércio de rua da Vila Leopoldina. Aliás, é na Gastão Vidigal, por exemplo, o Ceagesp.

Perto do bairro, está o Shopping Villa Lobos. Esse shopping porta um mix diversificado de lojas conceituadas e grandes do varejo, como a Livraria Cultura, C&A e redes famosas de restaurantes como o Outback, Ráscal e o Almanara. Outros dois shoppings que ficam nas proximidades são o Eldorado e o Iguatemi

Aliás, o fato do bairro ser forrado de espaços amplos e esse fator de atração incentivou o surgimento de restaurantes e lojas fortificando o comercio local. Isso fez também com que a demanda por galpões para locação na região da Vila Leopoldina tivesse um aumento vertiginoso. Aliás, não só a procura por galpões, mas também de apartamentos para alugar na Vila Leopoldina.

Um aspecto interessante em termos de comércio foi o surgimento de uma infinidade de lojas especializadas em jardinagem ao redor do Ceagesp. São diversas lojas que possuem diferentes espécies de flores e plantas em geral, terra, adubo, ferramentas, luminárias, arranjos e assim por diante.

Ademais, há ainda uma série de restaurantes famosos e muito renomados, como o Mangiare, o Nello’s, Manai Gastronomia, Brascatta Pizzaria e Gastronomia, Mamaggiore, Comedoro, Vila di Vó, lanchonetes como Barello, sorveterias e torterias como a Torta Maria e a Damp. Há ainda bares como o Imperatriz Villa Bar, Atol Bar, Terral Beach Bar, Boteco Mandinga, Maria Lima Bar e Restaurante.

Lazer, cultura e entrenimento

O bairro da Vila Leopoldina igualmente exibe uma boa quantidade de opções de cultura, lazer e entretenimento. Uma boa opção de atividade cultural é o Teatro UMC, da Universidade de Mogi das Cruzes. Na programação deste teatro, há apresentações de dança, música popular, shows de música, peças teatrais, ópera, orquestra.

Vale a pena conhecer a biblioteca e o orquidário Ruth Cardoso, localizado no Parque Villa Lobos, sem falar obviamente no próprio parque. Quando se fala de diversão ao ar livre, além do Parque Villa Lobos uma boa recomendação é o Clube Escola Lapa, o Pelezão, que possui uma mina natural de água que é reutilizada nos banheiros do clube. O parque conta ainda com uma brinquedoteca, espaços diversos para esportes e cerca de cinco quadras poliesportivas.

Uma alternativa de opção de cultura é o Centro Cultura Sesi Vila Leopoldina um espaço que agrupa gibiteca, cineclube, biblioteca, um conjunto de áreas ao ar livre, sem falar nas programações e atividades variadas a respeito de literatura, artes cênicas, quadrinhos, cinema, artes eletrônicas e música.

Arte é o que não falta na Vila Leopoldina. Uma mostra disso é a existência do Galpão VB, que engloba um vasto acervo cultura, contando com mais de 10 mil obras, distribuídas entre vídeos, documentários, livros e registros de performances. Nesse verdadeiro complexo cultural, há uma biblioteca especializada, uma livraria, uma galeria e um restaurante.

Diante de uma infraestrutura rica e formidável como essa, não é à toa que há muita gente que busca casa ou apartamento na Vila Leopoldina para morar, devido a todas essas comodidades.

Agora você sabe tudo de bom que a Vila Leopoldina tem para oferecer. Curta e compartilhe esse post em todas as suas redes sociais!

Carlos Ferreira

Jornalista/Colunista

DRT0012376/DF

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here