DIA INTERNACIONAL DA MULHER: MAIS DE 600 MULHERES PARTICIPAM DE HOMENAGEM

0
239

A sexta-feira (06/03) iniciou com uma homenagem especial do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás às mulheres.

O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher reuniu mais de 600 mulheres no Auditório da Secretaria de Educação/CIEI para tratar um tema importante: O combate à violência.

O responsável pela palestra foi o Juiz de Direito, Dr. Ben-Hur Visa — coordenador  do Núcleo Judiciário Da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – NJM/TJDFT que levou às presentes informações sobre a Lei Maria da Penha — Lei federal brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher, além de abordar todas as formas de violência e medidas protetivas.

A assessoria da Mulher, Sandra Miranda, destacou o versículo bíblico sobre o valor da mulher, agradeceu o apoio das secretarias envolvidas (Educação, Assistência Social e Saúde) e lembrou que o dia não é apenas comemorativo, mas sim uma data para reivindicar igualdade de gênero e revolução. 

Em sua fala de otimismo e esperança, a secretária de Educação Rudilene Nobre, ressaltou que a manhã foi organizada com muito carinho por toda a equipe de governo. “Que possamos fechar nossos olhos e pensar em como realmente nos olhamos. Somos mulheres que transformam outras vidas? Quem é você dentro da sua família? Sim, nós somos mulheres empreendedoras, corajosas que geram por nove meses uma vida. Nós precisamos de flores, mas também queremos respeito, igualdade e que a nossa opinião seja ouvida”, pontuou. 

Rudilene relembrou ainda que no dia 08 de março de 2019, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME), assinou junto ao Ministério Público (1ª e 5ª Promotorias de Justiça), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para implementação do tema Violência Doméstica Contra a Mulher nas escolas públicas municipais. “há um ano o tema está sendo trabalhado desde a educação infantil até o ensino fundamental”.

O prefeito Pábio Mossoró também deixou sua mensagem de carinho e homenagem às mulheres e aproveitou para destacar as ações de enfrentamento realizadas pelo município. “Em nome do governo quero que parabenizar todas as mulheres. Deixo registrado aqui minha eterna gratidão à minha mãe, pela educação, conselhos e principalmente pelo carinho.  Infelizmente ainda existem casos de violência doméstica contras as mulheres e precisamos nos posicionar de forma a neutralizar estes casos, por isso investimos no apoio à mulher, por meio da assessoria, ações sociais e na delegacia especializada”, concluiu.

Durante o evento, os professores da Escola de Música Adilson Menezes entoaram músicas em homenagem às mulheres e a canção “É preciso saber viver” de Roberto e Erasmo Carlos foi cantado por todas as mulheres presentes.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

Março Mulher – Confira a programação:

10/03 – Palestra sobre empoderamento Feminino: como administrar seus papéis sem surtar e sem sair do salto

Escola de Governo – 14h

Endereço: Av. Comercia Quadra 08, Lotes 2 e 3, Parque Rio Branco

13/03 –  Café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

CIAM – 09h

Endereço: Rua 06, Qd. 07, Lt. 01, Parque Rio Branco

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here