Inteligência Positiva

0
44

O conceito de Inteligência Positiva foi desenvolvido pelo autor Shirzad Chamine. Ele indica o controle que temos sobre a nossa mente e o quanto ela age em nosso próprio benefício, destacando que “a nossa mente é nossa melhor amiga, mas também é nossa pior inimiga”.

Ela age como melhor amiga, por exemplo, quando diz que precisamos fazer o nosso melhor ao nos preparar para uma apresentação importante e age como nossa pior inimiga quando se transforma em uma voz que nos acorda na madrugada dizendo que não somos bons o suficiente, trazendo ansiedade e desmotivação.

Ainda de acordo com Shirzad, os grandes responsáveis pela inimizade da nossa mente para conosco são os sabotadores ocultos, ou seja, nossos inimigos internos que trabalham contra o que é melhor para nós. Existem então 10 sabotadores ocultos, sendo o “crítico” o principal entre eles pelo seu potencial destrutivo. Atua fazendo as pessoas encontrarem excesso de defeitos e falhas em si mesmos, nos outros e nas circunstâncias, ocasionando estresse, ansiedade e culpa excessiva.

Por outro lado, quanto mais alta for a nossa Inteligência Positiva, mais a nossa mente agirá como amiga, nos levando a alcançar resultados melhores e nos deixando mais felizes.

Nesse sentido, a Inteligência Positiva apresenta técnicas e ferramentas inovadoras com o objetivo de enfraquecer os sabotadores ocultos e melhorar a quantidade de tempo que a nossa mente funciona a nosso favor em vez de nos sabotar. Tudo isso combinando o que há de melhor em neurociência, psicologia positiva, ciência organizacional e liderança.

Seja qual for o seu principal sabotador, com disciplina e dedicação você pode cultivar uma mentalidade positiva para enfrentar melhor os desafios.  Podemos melhorar continuamente os nossos hábitos e administrar os nossos pensamentos para alcançarmos os resultados que almejamos.

Rosana Cares

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here