Valentina Jungmann defende retomar papel da OAB como farol da sociedade

0
11

O prefeito de Rialma, Fred Vidigal (DEM), recebeu Valentina Jungmann na tarde desta terça-feira, 20 julho, juntamente com o advogado Rubens Fernando e membros do grupo de apoio da candidatura de Jungmann à presidência da OAB-GO. A presença da mulher nos espaços de poder e gestão, a busca por justiça social, o fortalecimento da advocacia e a proximidade da Ordem com a sociedade civil foram temas tratados na reunião.

Fred Vidigal destacou a importância da participação das mulheres na administração de Rialma, que tem oito dentre 11 secretarias geridas por mulheres. “Sei que um legado que estou deixando está refletido na satisfação das pessoas com o bom atendimento do serviço público da cidade. Isso, sem dúvida, se deve à competência e humanismo que as mulheres emprestam à nossa gestão”, afirmou, ao dizer que não teve receio de quebrar paradigmas nomeando secretárias para locais onde reinava uma tradição “masculina” como a Secretaria de Obras e Transportes. Vidigal defendeu que a OAB esteja mais próxima da sociedade civil.

Mais suporte
Segundo Valentina Jungmann, essa demanda tem sido apresentada por vários segmentos sociais e a busca de uma solução passa pelo fortalecimento da advocacia. “A advocacia mudou com a pandemia, mas a OAB não se sensibilizou para com os desafios da classe”, exemplificou ela.

“A pandemia afetou todo o sistema de justiça com o adiamento dos prazos processuais levando muitos advogados a requerem cestas básicas, dos mais jovens aos mais experientes”, explicou, para lembrar que profissionais, especialmente no interior do Estado, ficaram limitados no seu trabalho, sem acesso de internet para proceder aos atos processuais que dependiam de via remota para serem encaminhados.

OAB participativa
Por isso mesmo, ouvir sistematicamente os advogados nas subseções da Ordem, é uma meta de Valentina para uma OAB realmente participativa, que fortaleça a categoria, responsável por fazer a ponte entre o cidadão e a Justiça. “Tive no meu avô Jorge Jungmann o modelo de liderança de uma OAB-GO presente e atuante, que em plena ditadura acolheu advogados perseguidos por defenderem o direito de outros”, pontuou.

A visita se estendeu também pela subseção de Ceres, com 325 profissionais inscritos, presidida pelo advogado Luciano do Valle. Rubens Fernando destacou a importância da sensibilidade feminina na gestão da OAB e destacou os feitos da Valentina nos lugares que ocupa. “Uma presidente dinâmica como Valentina levará a OAB-GO à retomada do papel de congregar a advocacia em todo Estado”, disse ele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here