segunda-feira, abril 29, 2024
CONTATO
HomeCovid-19VACINA DA COVID -19 PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS

VACINA DA COVID -19 PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Hoje 04/03/2021, foi confirmada a Vacina da COVID – 19 para as Comunidades Quilombolas dos Municípios de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre de Goiás chega na sexta – feira (05/03).

Como foi esse pedido e o processo de obtenção das doses?

Com os primeiros casos de covid dentro do Território Kalunga a Associação Quilombola Kalunga enviou a Secretaria Municipal de Saúde de Cavalcante – GO, com cópia para a Secretaria Estadual de Saúde e ao Gabinete do governador Ronaldo Caiado um ofício solicitando a testagem e vacinação em massa dos Kalungas, a ação com apoio da CONAQ.

No dia 01 de março de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de Cavalcante representada pela secretária Gesselia Batista Dias Fernandes e o prefeito Vilmar Kalunga enviaram ofício à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, solicitando testagem e vacinação para todos os quilombolas do município de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre.

No dia 04/03/2021, o Município foi informado que a Secretaria de Saúde do Estado e o governador Ronaldo Caiado liberaram 5.200 doses para os Quilombolas dos três municípios.

Como vai acontecer a vacinação no município de Cavalcante?

A vacinação contra COVID -19 terá início no dia 06/03/2021. Foram montadas duas equipes compostas de 01 enfermeira, 02 técnicas em Enfermagem, um Agente Comunitário de Saúde e motorista.

Rota equipe 1: Comunidades Quilombola Kalunga: Vão de Almas e Vão do Moleque.

Rota equipe 2: Quilombo Capela, Quilombo São Domingos, Comunidade Quilombola Kalunga Engenho II, Quilombo Morros e Comunidade Quilombola Kalunga Prata.

Serão vacinadas pessoas acima de 18 anos (vacinação por faixa dos mais idosos para os mais novos e acamados). A vacina é exclusiva para os residentes dentro dos quilombos e já cadastrados pelos agentes comunitários de saúde e pelas Associações destes Quilombos, ou seja, a vacinação será feita utilizando os dados que já estão com as equipes que farão a vacina. 

A Secretaria de Saúde do Estado está disponibilizando duas equipes para dar suporte às equipes locais fazendo a testagem rápida nos três municípios.

Os povos quilombolas fazem parte do grupo prioritário de vacinação e a imunização destes tem grande importância para o Município no enfrentamento a pandemia visto que significa a imunização de parcela significativa da população local e com isso diminuição de riscos e possibilidade de direcionamento de ações de prevenção para áreas específicas.

A ação é resultado da ação coordenada entre o Município, Regional de Saúde Nordeste I, Secretaria de Saúde do Estado e o Governo Estadual na pessoa do Governador Ronaldo Caiado e da primeira dama Gracinha Caiado que tem sido sensíveis as dificuldades enfrentadas pelo povo cavalcantense.

O Município conta com o apoio das comunidades e lideranças locais para execução da vacinação.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

68 + = 74

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Bruno Marinho da Silva on DMCO cell – Assistência Especializada