“Saúde & Bem-Estar”

0
442

Saúde & Bem-Estar”

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

ARTIGO DEZ/2019

Ressignificando o olhar

O cuidado com es dores e sofrimentos emocionais

Por Eulália Sombra

Então! 2019 está chegando ao final, encerrando-se mais um ciclo. Com o advento das festas, em que o dia 24 de dezembro cairá na terça-feira, muitas famílias, por diversas razões, não farão e nem participarão da ceia natalina. Vida que segue, e no dia 25 começam as expectativas para a virada do ano rumo à 2020.

A noite de Natal ou a virada do ano, pode ser que, para muitas pessoas sejam momentos difíceis, sobretudo, em casos de uma doença gravosa ou fora de possibilidade de cura, a perda de um emprego, um fim de relacionamento, ou a morte de um ente querido. Acredito que essas situações doem na alma e no coração, e que podem causar até mais aflição do que uma dor física. O sofrimento é imensurável, pois somente a pessoa que é dona da dor sabe o quanto ela machuca e paralisa.

Mas, é importante ressaltar que, com ajuda e apoio, é possível enfrentar e viver esses dias com mais leveza. Mas, como? Um primeiro passo é ressignificar sua vida, seus sentimentos e suas emoções.

E, ressignificar, não é negar algo, não é fingir que não existe, mas perceber que habilidade e capacidade são competências que podem ser desenvolvidas que ajudam a encarar, de forma simples e serena, situações ou sentimentos que antes eram difíceis. Bem como, olhar de forma diferente e dar novo sentido e significado mais positivo para um acontecimento que incomoda, utilizando para isso o equilíbrio das emoções para compreender as circunstâncias da vida.

Segundo a neurociência, ao relembrar acontecimentos em que estavam presentes sentimentos de dor, angustia, mágoa, trauma e sofrimento, o organismo libera os mesmos neuroquímicos que ocorreram naquele momento do passado, fazendo com que o inconsciente sinta tudo novamente. Assim, um ressentimento se instala e causa dor emocional.

Portanto, ao ressignificar um episódio doloroso, é possível modificar os sentimentos, criando novas memórias afetivas que proporcionarão mais tranquilidade e coragem, pois, a ressignificação, estimula uma saúde mental mais equilibrada que ajuda a pensar em novos caminhos de vida mais saudáveis. Trata-se de uma autocura por meio do autocuidado, que abre e expande a consciência, eliminando as crenças limitantes que paralisam e impedem de fazer a escolha do caminho da felicidade sem dor. E, sobretudo, aceitar que todo controle que se quer ter, não existe. Tudo está onde deve estar, no seu lugar! E você, não está mais no passado e não pode voltar lá. Você tem o hoje, o agora e suas escolhas a partir do presente.

Desse modo, você pode começar a organizar e juntar todos os sentimentos e emoções que há aí dentro de você, que são: amizade, amor, resiliência, perdão, esperança, empatia, desejo, afeto, carinho, acolhimento, solidariedade e fé, para dentro de “capsulas que curam”, que mesmo simbólicas, é possível ingeri-las e também oferecer diuturnamente para as pessoas a sua volta.

Contudo, importa destacar que quando falo de fé, independentemente de religião, estou falando de espiritualidade, e nesse sentido, me reporto a frase bíblica que explica bem como podemos encarar as dores e os sofrimentos emocionais durante a caminhada na vida: “Combati o bom combate, terminei a corrida e guardei a fé.” – (2 Timóteo 4:7).

E, segundo Mário Sérgio Cortella, apesar de ser óbvio, nós “Não nascemos prontos” – (Provocações filosóficas: São Paulo: Vozes, 2006). Portanto, se faz necessário ressignificarmos nossas dores e sofrimentos emocionais diários, a partir de uma escolha, de um aprendizado, e, sobretudo, de uma tomada de decisão para uma vivência de paz interior e busca da felicidade perene!

Assim sendo, meu desejo é que em 2020, você possa cuidar das suas incapacitantes dores e sofrimentos emocionais, ressignificando todo o processo já vivenciado.

E, em caso de dificuldade, busque apoio profissional! Falar ajuda!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here